Como Reproduzir Arquivos MKV no Mac

thumbnail

O MKV é um formato de arquivo de vídeo muito popular e versátil que infelizmente não é suportado em dispositivos Mac. Para corrigir isso, você precisa encontrar uma solução para reproduzir MKV em Mac. A boa notícia é que são muitas as opções disponíveis, mas algumas soluções são mais adequadas do que outras. Abaixo, daremos uma olhada nas melhores maneiras de reproduzir MKV em Mac e desfrutar de uma perfeita reprodução de vídeos MKV.

O que é um Arquivo MKV?

Abreviação para Matroska Video, MKV é um arquivo recipiente multimídia que pode conter vários fluxos de dados multimídia, tais como áudio, vídeo, legendas e informações de capítulos em um único arquivo. Ao contrário de outros formatos como AVI, os arquivos MKV podem ser de tamanho ilimitado, e a falta de compressão permite uma maior qualidade de vídeo. Estas características fizeram dos arquivos MKV o formato de arquivo preferido por muitos usuários para codificar e distribuir vídeo digital, e o formato MKV é certamente um dos favoritos entre os usuários de Mac.

¿Qué es un archivo MKV?

Aplicativos de Terceiros

Como vimos, o reprodutor de mídia da Apple tem problemas para reproduzir arquivos .MKV, e a solução mais simples é usar um aplicativo de terceiros que ofereça suporte nativo sem a necessidade de plugins ou atualizações adicionais. Ao escolher um reprodutor multimídia para vídeos MKV, é importante optar por um aplicativo que também ofereça suporte a outros formatos de arquivos populares e tenha uma boa relação custo-benefício, com recursos úteis e uma experiência agradável para o usuário.

Elmedia Player

Se você quer uma solução multimídia poderosa e intuitiva que possa reproduzir arquivos de vídeo MKV sem esforço no Mac, não procure mais a não ser o Elmedia Player. Além da reprodução MKV, o Elmedia Player suporta facilmente muitos outros formatos de mídia populares, tais como AVI, FLV, MP4, MP3, FLAC, AAC, WMV, e muitos outros. Ele permite aos usuários afinar sua experiência audiovisual com uma excelente função de equalização e suporte para legendas internas e externas. 

A criação de listas de reprodução e a pesquisa de legendas online estão entre os muitos recursos úteis disponíveis, e o suporte Apple AirPlay2 e DLNA transmite música e vídeo via Elmedia Player do MacBook para qualquer dispositivo compatível em seu ecossistema multimídia.

Rápido, estável e fácil de usar, o Elmedia Player garante uma reprodução de MKV simples e muito mais, sem a necessidade de plugins ou downloads adicionais.

Elmedia MKV Player

Como Reproduzir Arquivos MKV com o Elmedia Player

1. Baixe o arquivo de instalação do Elmedia Player, instale o aplicativo e inicie-o.

2. Você pode abrir arquivos .MKV com qualquer um dos seguintes métodos:

  • Clique em “Arquivo” no menu principal do Elmedia Player e abra o arquivo MKV diretamente da pasta
  • Arraste e solte o arquivo para a interface do Elmedia Player
  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo no Finder e selecione Elmedia Player para abrir o arquivo Player to open
Drag and drop the file into the Elmedia Player

3. Só isso! Comece a assistir todos os seus vídeos MKV imediatamente.

Guia em Vídeo

VLC Media Player

Embora já se encontre no mercado há algum tempo, o VLC Media Player ainda é muito popular entre os usuários, em grande parte devido a que é gratuito, seu design de código aberto e sua impressionante lista de opções de personalização. Ele suporta inúmeros formatos de áudio e vídeo, tanto populares como menos conhecidos.

Onde a VLC mostra sua idade está na falta de atualizações do produto base em comparação com os reprodutores de mídia premium, então você não encontrará recursos úteis disponíveis, tais como o streaming AirPlay e DLNA. A interface também parece um pouco ultrapassada em comparação com alternativas mais elegantes e modernas, e o desempenho em macOS pode causar problemas de estabilidade.

Reproduzir Arquivos MKV Convertendo para um Tipo de Arquivo Compatível

Outro método para reproduzir arquivos MKV no Mac é usar um aplicativo para converter o arquivo MKV para um formato de arquivo compatível com o reprodutor de vídeo da Apple.

Apowersoft

O Apowersoft é um excelente conversor de vídeo para Mac que pode converter muitos codecs de áudio e vídeo para o formato de arquivo preferido do usuário. O Apowersoft suporta muitos formatos, mas para usuários que querem reproduzir arquivos no Mac, os formatos mais destacados para conversão são os formatos suportados pelo QuickTime, como AVI, MP4 e QT. Também permite extrair áudio de arquivos de vídeo para formatos compatíveis com QuickTime, tais como MP3 ou AAC.

O Apowersoft oferece várias funções de captura de tela e download de vídeo online, você pode editar os vídeos antes da conversão e reproduzir os arquivos no reprodutor multimídia do Apowersoft. No geral, é uma proposta interessante, mas você tem que pagar para acessar os recursos mais poderosos.

Apowersoft

HandBrake

O HandBrake é um aplicativo de transcodificação de vídeo de código aberto que permite aos usuários converter arquivos MKV para formatos mais compatíveis com Mac, e a boa notícia é que ele é completamente gratuito. Além da conversão de arquivos MKV, o HandBrake pode converter muitos outros formatos de entrada, e até mesmo BluRay e DVD. As opções para modificar parâmetros específicos de saída de vídeo, como filtros, legendas e quebras de capítulo, são muito úteis se o usuário quiser alterar o conteúdo ou a ordem de reprodução dos arquivos MKV originais. 

Se você quiser assistir vários filmes MKV, o método de conversão não é o mais eficiente, pois leva muito tempo e espaço no disco rígido, ao ser necessário criar uma cópia adicional para cada arquivo MKV que você deseja reproduzir.

HandBrake

Usar o Plugin QuickTime para Reproduzir Arquivos MKV no Mac

O QuickTime Player é o reprodutor multimídia padrão em todos os dispositivos Mac. Infelizmente, o software QuickTime padrão não suporta arquivos MKV, e deve ser instalado um plugin chamado Perian para torná-lo compatível. O plugin Perian permite que o QuickTime Player reproduza arquivos MKV e outros formatos não suportados pela versão básica do QuickTime, além de acrescentar recursos adicionais, como as legendas. 

Entretanto, o Perian só é compatível com o QuickTime até a versão 7.6.6, e não funciona com o QuickTime 10 ou posterior, portanto é melhor procurar outra opção.

Conclusão

MKV é um dos formatos de recipiente mais utilizados para desfrutar de vídeos de alta qualidade, por isso os usuários Mac estão procurando uma solução simples para reproduzi-los. Embora a conversão de vídeo tenha suas vantagens, não é a melhor opção para abrir arquivos MKV no Mac

Recomendamos um aplicativo de reprodução multimídia de terceiros, e um dos melhores é definitivamente o Elmedia Player, suporta muitos outros formatos de arquivo além do MKV e tem muitas opções muito úteis. É o substituto perfeito para o QuickTime Player, e permite que os usuários de Mac aproveitem ao máximo o formato MKV sem complicações.

Perguntas Frequentes

QuickTime é o reprodutor de mídia padrão nos dispositivos Mac, mas não suporta o codec MKV. É necessário baixar um aplicativo Mac como o Elmedia Player, que oferece suporte nativo para reproduzir MKV.

Para converter MKV para MP4 no Mac, você deve baixar um aplicativo de conversão de vídeo como o HandBrake ou Apowersoft. A conversão de um arquivo MKV para MP4 permite que você o assista no QuickTime Player e em outros reprodutores de mídia que não suportam MKV, embora este método não seja muito eficiente.

Se você tiver o QuickTime 7.6.6, você pode instalar um plugin chamado Perian que permite o suporte de MKV. Entretanto, isto não funciona com versões posteriores como o QuickTime 10, portanto é mais fácil usar um aplicativo de terceiros como o Elmedia Player para reproduzir arquivos MKV sem a necessidade de plugins ou extensões adicionais.