Como Reproduzir MP4 no Mac

thumbnail

O QuickTime Player já está instalado no Mac, então você provavelmente pensa que ele é a solução perfeita para reproduzir arquivos MP4. Entretanto, você só pode reproduzir arquivos codificados de uma maneira específica usando o QuickTime Player, então você deve procurar um reprodutor multimídia de terceiros como o Elmedia para reproduzir seus arquivos MP4. Se você não quiser usar um aplicativo de terceiros, você pode converter seus arquivos MP4 para um formato executável que funcione com o QuickTime. Entretanto, é mais fácil usar um reprodutor MP4 de terceiros.

Por que o Mac não Reproduz MP4?

Os arquivos MP4, ou arquivos MPEG-4, são por padrão suportados pelo QuickTime Player da Apple. Entretanto, isso não significa que o QuickTime Player possa reproduzir todos os arquivos MP4. Os arquivos MP4 podem incluir vários codecs de áudio e vídeo diferentes, e o QuickTime foi projetado apenas para reproduzir arquivos MP4 codificados para atender aos padrões Joint Video Team (JVT).

Isto significa que, por padrão, o QuickTime Player só reproduz arquivos de vídeo MP4 codificados com o codec de vídeo MPEG-4 ou H.264 e o codec de áudio AAC. Se a codificação do arquivo não atender a estes padrões, o QuickTime Player não poderá abrir o MP4 porque ele não possui os codecs adequados para reconhecer e reproduzir os arquivos, e você receberá a mensagem de erro “arquivo MP4 não suportado pelo QuickTime” quando tentar abrir o arquivo. É possível que o arquivo não seja reproduzido por estar danificado ou corrompido. Então, o que fazer se os arquivos MP4 não são reproduzidos no Mac?

Você pode usar um conversor para converter arquivos MP4 não reproduzíveis em formatos compatíveis com o reprodutor QuickTime, ou aplicar codecs compatíveis com Mac. Você também pode optar por um reprodutor MP4 para Mac completo que reproduzirá todos os seus arquivos MP4, independentemente da codificação.

MP4 on Mac

Como Reproduzir MP4 no Mac sem QuickTime?

Elmedia Player

O Elmedia Player é um dos melhores reprodutores de mídia existentes, e se você quiser saber como abrir o MP4 no Mac, você pode fazê-lo com este aplicativo, que também reproduz quase todos os arquivos de áudio e vídeo populares, tais como MKV, WMV, MOV, WMA, M4V, DivX e muitos outros. Ao contrário do QuickTime Player, este aplicativo suporta inúmeros codecs e formatos de contêineres, assim você não terá nenhum problema para reproduzir arquivos MP4.

A interface intuitiva da Elmedia facilita sua utilização e oferece inúmeros recursos como a criação de playlist, modo picture-in-picture, streaming via Chromecast, AirPlay, Roku e dispositivos DLNA, entre outros. Ele também possui vários recursos avançados, como aceleração ou desaceleração de filmes, visualização quadro a quadro, marcadores, uma linha do tempo com miniaturas de visualização, para que você possa encontrar o momento exato que deseja assistir, e sincronização de legendas e áudio, além da capacidade de reproduzir vários MP4 no Mac.

O aplicativo está disponível tanto na versão gratuita quanto na versão paga. A versão gratuita permite abrir e reproduzir arquivos MP4 no Mac. A versão Pro adiciona recursos mais avançados.

reproduzir MP4 no Mac com Elmedia

Veja aqui como abrir arquivos .MP4 no Mac com Elmedia:

1. Baixe e instale o reprodutor em seu computador Mac.

2. Inicie o aplicativo.

3. Há várias maneiras diferentes de abrir um arquivo MP4.

4. Você pode arrastar e soltar o arquivo diretamente no ícone do reprodutor no Dock do seu Mac ou arrastar o arquivo para a janela do reprodutor.

Elmedia Player

5. Você também pode selecionar Arquivo > Abrir no menu principal do Elmedia, ou clicar com o botão direito do mouse no arquivo desejado e selecionar Abrir Com.

Já está!

Como abrir MP4 no Mac?

Reprodutores de Vídeo Alternativos para Assistir MP4 no Mac

Embora o Elmedia Player seja, em nossa opinião, o melhor reprodutor MP4 para MacOS, você pode estar à procura de uma alternativa. Há muitos programas disponíveis, e estes são alguns dos reprodutores mais populares para reproduzir filmes MP4.

VLC

VLC Media Player é um reprodutor de vídeo gratuito, de código aberto e multi-plataforma que suporta quase todos os formatos, incluindo arquivos MP4. Ele está repleto de recursos avançados para personalizar a reprodução de vídeo e áudio, oferece desentrelaçamento para melhorar a qualidade do vídeo e pode reproduzir arquivos de vídeo MP4 com resolução de até 8K. O reprodutor também pode reproduzir DVDs e CDs de áudio. A única desvantagem é que o menu do VLC não é muito intuitivo para iniciantes, e encontrar algumas das características avançadas pode ser complicado.

VLC reproduzir vídeo MP4

JustPlay

JustPlay é um reprodutor de vídeo compacto e gratuito que suporta quase todos os formatos de vídeo e áudio, incluindo MP4. É compatível com resoluções de até 8K, suporta TouchBar e oferece uma ampla gama de configurações avançadas para personalizar a reprodução, bem como o desentrelaçamento para melhorar a qualidade do vídeo.

JustPlay abrir MP4

Movist

Movist é outra aplicação alternativa à Elmedia para a reprodução de filmes MP4 em macOS, com uma versão gratuita e uma versão paga. Este reprodutor altamente personalizável é baseado nos decodificadores FFmpeg e QuickTime, de modo que ele pode reproduzir qualquer arquivo MP4. Possui uma extensão para o Safari e inclui inúmeros recursos como streaming do YouTube, suporte a legendas múltiplas, decodificação acelerada com H.265, geração automática de playlist e muito mais. Também reproduz vídeos diretamente dos servidores de rede sem baixar eles (apenas na versão Pro).

Movist - filmes MP4 abertos

5KPlayer

5KPlayer é um reprodutor multimídia gratuito para Windows e Mac que também é um reprodutor de música, downloader online e transmissão de mídia. Com resolução de até 4K e vídeo de 360 graus, o 5KPlayer pode reproduzir arquivos MP4 e muitos outros formatos. Ele também reproduz arquivos de áudio como MP3, AAC, etc., transmite sem fio arquivos de vídeo e áudio via AirPlay e DLNA, ou baixar vídeos de mais de 300 sites como Vimeo, YouTube e outros. Este reprodutor de mídia tem até mesmo um receptor de rádio integrado para que você possa ouvir rádio online.

5KPlayer pode reproduzir MP4

Formas de Converter Vídeo MP4

Se você não quiser reproduzir vídeos MP4 com um reprodutor de terceiros e preferir ficar com o QuickTime, você pode usar um conversor. Há muitos conversores para escolher, mas aqui estão os mais populares.

MacX Video Converter

MacX Video Converter é um conversor de vídeo para Mac que também pode comprimir arquivos sem perda de qualidade. O software também serve para baixar vídeos de sites populares, como YouTube, Vimeo e outros. É possível converter arquivos para mais de 420 formatos diferentes, comprimir vídeo para economizar espaço ou aumentar para 4K para melhorar a qualidade. Ele também pode gravar a tela e capturar streaming de vídeo, e oferece opções de edição, como cortar/rotar/recortar, etc. Não há versão gratuita, mas você pode baixar uma versão de teste gratuita. There’s no free version, though you can download a free trial.

MacX

Wondershare UniConverter

Wondershare UniConverter é um conversor de vídeo poderoso e fácil de usar que pode facilmente converter arquivos MP4 para reproduzi-los em seu Macbook. O aplicativo permite converter arquivos de vídeo e áudio para vários formatos, editar vídeos, comprimir arquivos para economizar espaço, gravar arquivos de mídia em um disco físico e até mesmo realizar conversões em lote, caso você precise converter vários arquivos. Existe uma versão experimental gratuita, após a qual você deve adquirir o programa.

Wondershare UniConverter

Permute

Permute é um conversor multimídia simples para MacOS perfeito para iniciantes. Ele permite converter arquivos de vídeo, áudio e imagem e suporta quase todos os formatos, inclusive os raros. Permute oferece uma versão de avaliação gratuita e sua interface intuitiva facilita a navegação, com funcionalidade de arrastar e soltar e conversões super-rápidas. Ele também inclui predefinições para facilitar a conversão.

Permute - conversor para macOS

Vantagens e Desvantagens do MP4

Os arquivos MP4 têm várias vantagens e desvantagens, mas estas são algumas das mais comuns:

Prós

  • Codificação rápida e boa taxa de compressão
  • Uma excelente escolha para a transmissão online
  • A decodificação rápida facilita a reprodução em HD

Contras

  • Há formatos com melhor taxa de compressão
  • Metadados limitados em comparação com outros formatos
  • Perda de qualidade ao comprimir

Codecs MP4 e Tipos de MPEG Apple Suportados

O formato de recipiente MP4 pode armazenar a maioria dos codecs, mas nem todos eles são suportados por padrão ou considerados “corretos”. Se você codificar seu MP4 com outros codecs, talvez não consiga reproduzir o vídeo MP4 com o QuickTime ou outros reprodutores do sistema originalmente instalados. Os MP4 devem conter um dos seguintes:

  • Vídeo — MPEG-4 Part 10 (H.264) e MPEG-4 Part 2.
  • Áudio — AAC, ALS, SLS, TTSI, MP3, e ALAC.
  • Legendas — MPEG-4 Timed Text.

 

Além dos formatos de arquivo padrão M4A e MP4, Apple tem algumas variações do formato MPEG projetadas para adicionar funcionalidade, aumentar a compatibilidade com macOS e adicionar DRM. Estes tipos de arquivo incluem:

  • M4P — Áudio codificado pelo FairPlay Digital Rights Management.
  • M4B — Audiolivros e podcasts.
  • M4V — Fluxos de bits MPEG-4 Visual.

Conclusão

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a descobrir que reproduzir arquivos MP4 no Mac não é complicado, além de explicar como abrir o MP4 no Mac e algumas das melhores opções para reproduzir um vídeo MP4. Em caso de dúvida, você pode usar o reprodutor padrão do MacOS. Se o QuickTime não reproduzir seu arquivo MP4, por qualquer razão, você pode optar por um aplicativo de terceiros, como o Elmedia Player.

Perguntas Frequentes

Se você não conseguir abrir um arquivo .MP4 no Mac, pode ser que o arquivo MP4 tenha sido codificado de uma forma incompatível com o QuickTime, o que significa que você precisa convertê-lo para um formato compatível ou usar um reprodutor de terceiros para reproduzi-lo. Também é possível que o arquivo esteja danificado ou corrompido.

QuickTime é o reprodutor nativo pré-instalado no Mac e permite que você abra a maioria dos arquivos MP4 no Mac, desde que eles estejam codificados corretamente. Se o reprodutor QuickTime não conseguir abrir o MP4, você pode abri-lo com um reprodutor de terceiros.

Os arquivos MP4 são suportados pelo QuickTime por padrão, mas como estes arquivos podem ser codificados de diferentes maneiras, você precisa verificar se o arquivo que você deseja reproduzir está codificado com o codec de vídeo MPEG-4 ou H.264 (e o codec de áudio AAC). Se o arquivo usar uma codificação diferente, você não poderá reproduzi-lo com o QuickTime.